O Pacto das Cidades pela Cultura Global

O Pacto das Cidades pela Cultura Global

  • 2025-10-07
Conferência Mundial sobre Políticas Culturais e Desenvolvimento Sustentável – MONDIACULT 2025 realizou-se em Barcelona de 29 de setembro a 1 de outubro.

A Conferência Mundial sobre Políticas Culturais e Desenvolvimento Sustentável – MONDIACULT 2025 consolidou a cultura como pilar essencial do desenvolvimento sustentável e direito humano fundamental.

Mais de 150 países reafirmaram o compromisso com a criação de uma meta autónoma para a cultura na agenda das Nações Unidas pós-2030, reconhecendo-a como bem público global.


Inspirada pelo Manifesto de Braga, assinado durante a Reunião Anual das Cidades Criativas da UNESCO em 2024, a sessão promovida, pela primeira vez, pela Rede das Cidades Criativas no âmbito da MONDIACULT, intitulada “Creative Cities, Sustainable Futures: Local Innovation for Global Impact”, apresentou exemplos concretos e impactos reais que comprovam o papel decisivo das cidades na implementação das políticas culturais globais.

Perante uma audiência atenta e participativa, e com moderação de Joana Miranda, de Braga, Cidade Criativa das Media Arts, o debate contou com: Kajsa Ravin, Diretora-Geral do Conselho das Artes da Suécia; Gil Alves Ferreira, Santa Maria da Feira, Cidade Criativa da Gastronomia; Fatema Al-Sulaiti, de Doha, Cidade Criativa do Design da UNESCO, e Jordi Hernández, de Terrassa, Cidade Criativa do Cinema, demonstraram que a mudança global começa no território.

A sua ação quotidiana, em diálogo com artistas, cidadãos e comunidades, transforma os princípios da Declaração da MONDIACULT em impactos tangíveis e mensuráveis.

Ernesto Ottone, Diretor-Geral Adjunto da UNESCO para a Cultura, na sua intervenção de encerramento destacou a importância crescente das cidades na implementação dos princípios e compromissos da MONDIACULT.

Sublinhou que o futuro da cultura, enquanto bem público global, exige modelos de governação mais abertos, colaborativos e inclusivos, capazes de unir cidades, governos nacionais e organismos internacionais num esforço conjunto.

Esta articulação, do local ao global, é essencial para transformar as declarações em ações concretas, assegurando que os valores da MONDIACULT se traduzem em políticas culturais participativas, sustentáveis e transformadoras.


Os cookies ajudam-nos a proporcionar-lhe uma melhor experiência em fazcultura.pt.
Ao continuar a utilizar o nosso site, está a concordar com a utilização dos cookies.