A Braga 25 participou, de 8 a 10 de julho, na 14.ª conferência da rede europeia Culture Next, preparando com os seus parceiros europeus o legado do processo de candidatura a Capital Europeia da Cultura, o qual resultou no título de Capital Portuguesa da Cultura que a cidade celebra ao longo deste ano.
A reunião teve lugar em Leeuwarden, que foi Capital Europeia da Cultura em 2018, com a participação dos jovens na cultura e nas artes como tema central. O epicentro do programa do encontro da Culture Next foi o Bouwurk, uma estrutura multidisciplinar construída no centro da cidade para acolher a edição de 2025 da Arcadia. Esta Trienal de 100 dias, que está na sua segunda edição, é o legado do título europeu nesta cidade dos Países Baixos.
O Bouwurk inspira-se numa catedral construída no mesmo local no século XVI, que acabaria demolida ao fim de pouco mais de 50 anos devido a falhas na sua construção. Do projeto original preserva-se apenas a torre (Oldehove), marcante pela sua forma claramente inclinada, decorrente dos mesmos problemas estruturais. É hoje um dos principais monumentos de Leeuwarden.
A cidade dos Países Baixos transformou em ícone um projeto falhado, da mesma forma que as 40 cidades que compõem a rede Culture Next se orgulham do percurso feito na candidatura a Capital Europeia da Cultura, ainda que, para a maioria delas, esta não tenha sido bem-sucedida.
Em Braga, a candidatura a Capital Europeia da Cultura é hoje uma marca indelével, projetando-se de forma evidente no programa da Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura. A equipa de missão está a construir o legado deste processo, convocando a dimensão europeia, a democracia cultural e a celebração da criação artística como valores fundamentais.
A rede Culture Next foi criada em 2017, reunindo cidades candidatas a Capital Europeia da Cultura, atuais ou antigas, premiadas ou não, com a missão de apoiar a implementação de programas e políticas de desenvolvimento urbano orientados pela cultura.
Braga é uma das cidades fundadoras desta rede e Joana Meneses Fernandes, coordenadora executiva da Braga 25 e administradora executiva da Faz Cultura - Empresa Municipal de Cultura de Braga, EM, integra, desde o início do ano, a direção da Culture Next, com mandato para os próximos quatro anos.