A Plataforma ODSlocal, assente numa mobilização abrangente de decisores e técnicos municipais, agentes locais e cidadãos em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelas Nações Unidas na Agenda 2030, visa criar um movimento nacional ODSlocal a que os Municípios queiram aderir, mobilizando os restantes atores públicos e da sociedade civil de forma exponencial.
Esta iniciativa apoia-se num portal online dinâmico que permite visualizar e monitorizar os contributos e progressos de cada Município em relação aos ODS.
A plataforma ODSlocal teve uma fase piloto de cocriação envolvendo as entidades promotoras do projeto e diversos municípios portugueses. Desde 2020 que abrange todos os municípios portugueses com interesse em participar, contando com o apoio da Fundação La Caixa.
Em articulação com o Município de Braga, a Faz Cultura iniciou a prática de submeter alguns dos seus projetos nesta plataforma. À data, foram submetidos 7 projetos, tendo os mesmos sido indicados para atribuição do prémio ODSlocal na categoria de Projetos Locais, onde se premeiam projetos da sociedade civil mapeados no Portal ODSlocal que tenham um impacto relevante na concretização dos ODS à escala local, que sejam inspiradores e que possuam um elevado potencial de replicabilidade.
Projetos:
- Supracasa
- Square_Mapping the Atlantic
- Desejar - Movimento de Artes e Lugares Comuns
- Extremo
- Forma da Vizinhança
- Cordão
- Sexual Theatre - Feminist Readings of Classics